Postres caseros y galletas

Mousse de chocolate – viva bem asse frequentemente

Esta mousse de chocolate é incrivelmente suave, cremosa, deliciosa e simples de fazer. Você só precisa de 6 ingredientes para fazer esta sobremesa rica e decadente também!

Três pequenos potes cheios de mousse de chocolate cobertos com chantilly e raspas de chocolate.

O Dia dos Namorados está chegando e uma das minhas coisas favoritas para fazer no feriado é um deleite rico e decadente. Ao longo dos anos, compartilhei minhas receitas de creme brulee e bolo de chocolate derretido com você. Mas a receita atual de mousse de chocolate pode ser ainda melhor, e isso está dizendo muito!

Esta mousse de chocolate é incrivelmente suave, leve e está cheia de toneladas de chocolate. Você só precisa de 6 ingredientes (sim, SEIS!) Para fazer essa mousse e isso inclui a cobertura de chantilly. Também é uma receita perfeita que você pode fazer com antecedência e refrigerar até estar pronto para apreciá-la.

Esta receita fatura cerca de 8 porções, por isso é perfeita para compartilhar, mas você pode cortar a receita facilmente pela metade para ganhar menos, se preferir. Também incluí um tutorial em vídeo completo para mostrar exatamente como fazer esta receita simples de mousse!

Vários potes pequenos de vidro cheios de mousse de chocolate cobertos com chantilly e raspas de chocolate.

Ingredientes para Mousse de Chocolate

Para fazer essa mousse de chocolate, você precisará de gemas, açúcar, chantilly pesado, chocolate semi-doce, extrato de baunilha e um pouco de açúcar em pó (para a cobertura opcional de chantilly). Vamos dividir cada um deles:

  • Gemas de ovo: Algumas receitas de mousse usam claras de ovos, mas eu prefiro usar apenas gemas para obter um sabor mais rico. Você pode descartar as claras ou usá-las em outra receita, como meu bolo branco.
  • Açúcar granulado: Há apenas 1/4 de xícara de açúcar granulado nessa mousse para ajudar a adoçar um pouco mais.
  • Creme de chicoteamento pesado: O creme é usado de três maneiras diferentes para esta receita. Você usará parte do creme para temperar as gemas dos ovos (não se preocupe, explicarei essa etapa mais tarde!) E então você chicoteá um pouco para dobrar na mistura de chocolate. Eu também uso um pouco mais para a cobertura de chantilly.
  • Chocolate meio amargo: O ingrediente principal desta mousse! Eu recomendo o uso de duas barras de chocolate de 4 onças, Bakers ou Ghirardelli são os meus favoritos.
  • Extrato de baunilha puro: Para adicionar sabor.
  • Açúcar em pó: O açúcar em pó não entra na mousse, mas na cobertura de chantilly. Sinta-se livre para deixar a cobertura se preferir!

Uma tigela de vidro com ovos e açúcar sendo misturados com um batedor.

Como fazer esta mousse de chocolate

Para fazer esta receita, você começará batendo as gemas até que fiquem espessadas e de cor clara. Isso leva cerca de 3-4 minutos em velocidade média com um mixer portátil ou mixer. Você pode fazer isso passo a mão também, mas levará um pouco mais de tempo. Depois, misture gradualmente o açúcar granulado até ficar totalmente combinado.

Quando as gemas estiverem prontas, aqueça um pouco do creme de leite em uma panela, até que esteja quente, mas não fervendo. Quando o creme estiver quente, despeje lentamente cerca de metade nas gemas, mexendo sempre. Isso ajudará a temperar as gemas, ou seja, aumentará lentamente a temperatura delas para que você não fique com ovos mexidos.

Em seguida, despeje a mistura de ovos temperados de volta na panela com o restante do creme de leite quente e bata no fogão em fogo médio a baixo. Você vai cozinhar a mistura de creme de ovos por 3-4 minutos, mexendo sempre, até atingir 71 ° C e cobrir as costas de uma colher. Você não quer que a mistura ferva, apenas engrosse um pouco e garanta que os ovos estejam totalmente cozidos.

Uma tigela de vidro com a mistura de ovo e chocolate sendo combinada.

Depois que a mistura de creme de ovos estiver pronta, sugiro despejá-la através de uma peneira de malha fina em uma tigela à prova de calor. Isso removerá todos os pedaços de ovo cozido que você não deseja que acabem na sua mousse.

Em seguida, adicione o chocolate picado a uma tigela para microondas e aqueça-o em incrementos de 20 a 30 segundos, mexendo bem após cada incremento, até que esteja completamente derretido e macio. Uma caldeira dupla também pode ser usada para esta etapa, se você preferir. Em seguida, misture a mistura de chocolate e ovo derretido até ficar totalmente misturada, junte um pouco de extrato de baunilha e deixe esfriar completamente à temperatura ambiente.

Uma tigela de vidro com a mistura de chocolate e chantilly sendo misturada com uma espátula de borracha.

O passo final para a mousse de chocolate é bater o restante do creme de leite fresco e pesado em picos duros. Você deseja dobrar cerca de 1/4 do creme chantilly na mistura de chocolate resfriada primeiro para ajudar a clarear, depois pode dobrar o resto.

Neste ponto, você pode ir em frente e colocá-lo em frascos de vidro individuais ou ramequins. Gosto de usar potes de 6 onças porque acho que é a quantidade perfeita para uma porção. A mousse precisará esfriar por pelo menos 2 horas ou mais se você fizer porções maiores.

Depois de esfriar, você pode fazer a cobertura de chantilly e colocá-la em cima de cada mousse. Então, você pode continuar refrigerando-os até planejar servi-los ou ir em frente e servi-los!

Quatro pequenos frascos de vidro cheios de mousse de chocolate cobertos com chantilly e raspas de chocolate em uma superfície cinza polvilhada com mais raspas de chocolate.

Dicas de cozimento

  • Ao temperar as gemas, despeje o creme quente lentamente e bata rapidamente para garantir que os ovos não mexam.
  • Você deseja cozinhar a mistura de ovos até que ela atinja 71 ° C ou reveste as costas de uma colher. Isso levará apenas cerca de 3-4 minutos em fogo médio-baixo, mas certifique-se de não ferver a mistura, pois isso pode cozinhar demais.
  • É melhor derreter completamente o chocolate antes de combiná-lo com a mistura de creme de ovos para garantir que sua mousse de chocolate seja extremamente suave e cremosa.
  • Depois de bater o creme para adicionar à mistura de chocolate, apenas dobre cerca de 1/4 do creme batido primeiro. Isso ajudará a clarear a mistura de chocolate antes de adicionar o restante do chantilly.

Tutorial em vídeo de mousse de chocolate

Uma jarra de vidro cheia de mousse de chocolate coberta com chantilly e raspas de chocolate com uma colher retirada para mostrar textura.

Impressão PIN

Mousse de chocolate

Esta mousse de chocolate é incrivelmente suave, cremosa, deliciosa e simples de fazer. Você só precisa de 6 ingredientes para fazer esta sobremesa rica e decadente também!

Palavra-chave chocolate, mousse, dia dos namorados

Ingredientes

Para a mousse de chocolate:

  • 4 gemas de ovo grandes
  • ¼ copo (50 gramas) de açúcar granulado
  • 2 copos (480 ml) creme de leite fresco e pesado dividido
  • 8 onças (226 gramas) chocolate semi-doce picado
  • ½ colher de chá Extrato de baunilha puro

Para a cobertura de chantilly:

  • ½ copo (120 ml) creme de leite fresco frio
  • 2 colheres de sopa (15 gramas) de açúcar em pó
  • ½ colher de chá Extrato de baunilha puro

Instruções

Para fazer a mousse de chocolate:

  • Na tigela de uma batedeira equipada com o acessório de batedor, ou em uma tigela grande usando uma batedeira de mão, bata as gemas em velocidade média-alta por 3-4 minutos até engrossar e ficar com uma cor amarela clara. Bata gradualmente o açúcar granulado e reserve.

  • Aqueça cream xícara (180 ml) de creme de chantilly pesado em uma panela em fogo médio até quente (não ferva).

  • Retire a panela do fogo e despeje lentamente cerca de metade do creme de leite quente e quente na mistura de ovos, mexendo sempre.

  • Adicione a mistura de ovos temperados à panela com o restante do creme de leite fresco.

  • Retorne a panela ao fogo médio-baixo e cozinhe por 3-4 minutos, mexendo sempre, até que a mistura registre 160 ° F (71 ° C) em um termômetro e cubra as costas de uma colher (não ferva). Retire do fogo e despeje a mistura em uma peneira de malha fina em uma tigela resistente ao calor. Deixou de lado.

  • Adicione o chocolate picado a uma tigela para microondas. Microondas em incrementos de 20 a 30 segundos, mexendo bem após cada incremento, até que a mistura esteja completamente derretida e lisa. Adicione a mistura de creme de ovos ao chocolate derretido e misture até ficar totalmente combinado. Misture o extrato de baunilha. Reserve para esfriar completamente em temperatura ambiente (cerca de 45 minutos a 1 hora).

  • Na tigela de uma batedeira equipada com o acessório para batedor, ou em uma tigela grande usando uma batedeira, bata os restantes 1 e ¼ xícaras (300 ml) de creme de leite fresco e pesado até atingir picos altos. Dobre delicadamente cerca de ¼ do chantilly para clarear a mistura de chocolate resfriada e, em seguida, dobre com cuidado o restante do chantilly até ficar completamente combinado.

  • Colher a mistura uniformemente entre oito copos de 6 onças ou ramequins. Cubra bem e leve à geladeira por pelo menos 2 horas.

Para fazer a cobertura de chantilly:

  • Na tigela de uma batedeira equipada com o acessório de batedor, ou em uma tigela grande usando uma batedeira, bata o chantilly pesado ½ xícara (120 ml), o açúcar em pó e o extrato de baunilha até formar picos firmes.

  • Coloque a mistura uniformemente sobre cada mousse de chocolate, cubra com raspas de chocolate ou polvilhe com cacau em pó, se desejar, sirva e aproveite.

Notas

Mousse de chocolate pode ser coberto firmemente e armazenado na geladeira por até 4 dias. Chocolate: Eu prefiro usar duas barras de chocolate de 10 gramas, Bakers e Ghriradelli são minhas marcas favoritas!
Etiquetas

Publicaciones relacionadas

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Botón volver arriba
Cerrar
Cerrar