Postres caseros y galletas

O MELHOR Bolo de Chocolate – Live Well Bake Frequentemente

Uma receita e um tutorial sobre como fazer meu bolo de chocolate favorito com uma simples cobertura de creme de manteiga caseira. Esta receita é fácil de fazer e fica perfeita todas as vezes!

Um único pedaço de um bolo de chocolate em camadas sendo removido, mostrando as diferentes camadas.

Se você já se sentiu intimidado quando se trata de fazer bolos a partir do zero, prometo que não é muito difícil. Claro, leva um pouco de tempo extra, mas a sensação de assar algo completamente do zero vale completamente a pena.

Então, hoje eu queria compartilhar minha receita de bolo de chocolate caseiro atualizada com você. Você vai adorar esta receita simples porque é:

  • Incrivelmente macio, leve e fofo
  • Super úmido
  • Feito completamente do zero
  • Você pode fazer as camadas de bolo em uma tigela usando apenas um batedor
  • E é o melhor bolo de chocolate que você experimentará!

Também incluí instruções passo a passo, mostrando como fazer o bolo e a cobertura. E se você não deseja assar um bolo de três camadas, incluímos instruções sobre como assá-lo em panelas de tamanhos diferentes também.

Um bolo de chocolate sentado em uma tábua redonda com um par de pedaços fatiados.

Ingredientes para esta receita

Embora isso possa parecer alguns ingredientes, prometo que este bolo não é difícil! Vamos dividir cada ingrediente que você precisa para este bolo de chocolate fácil:

  • Farinha para todos os fins: É isso que fornece a estrutura para o bolo. Como sempre, ao medir sua farinha, use o método da colher e do nível. Muita farinha pode levar a um bolo denso, em vez de um bolo macio, leve e macio.
  • Pó de cacau sem açúcar natural: É isso que proporciona o sabor do chocolate! Eu recomendo o uso de pó de cacau natural sem açúcar em vez do pó de cacau processado pela Holanda. Isso garantirá que o bolo tenha acidez suficiente para subir adequadamente.
  • Bicarbonato de sódio, fermento em pó e sal: Eu testei este bolo com vários níveis de fermento em pó e bicarbonato de sódio e 1 e 1/2 colheres de chá de cada uma é a quantidade perfeita. Há também um pouco de sal para ajudar a equilibrar a doçura.
  • Açúcar: Você estará usando uma mistura de açúcar mascavo e açúcar granulado neste bolo. O açúcar mascavo adiciona umidade ao bolo também.
  • Óleo: Eu recomendo ficar com um óleo com sabor neutro, como canola ou óleo vegetal. O óleo de coco também ficará bom, mas, se você usá-lo, verifique se os outros ingredientes estão à temperatura ambiente, para que não solidifique quando você misturar tudo.
  • Soro de leite coalhado: O soro de leite coalhado adiciona umidade e ajuda a criar uma migalha macia. Se você não tem nada em mãos, pode fazer o seu próprio com o meu substituto caseiro de soro de leite coalhado.
  • Ovos e Baunilha: Os ovos proporcionam estabilidade e a baunilha acrescenta um pouco de sabor extra.
  • Água fervente e pó de café expresso: A água fervente ajuda a florescer o pó de cacau e a criar um sabor mais profundo e rico de chocolate. Também gosto de adicionar um pouco de pó de café expresso instantâneo, que melhora ainda mais o sabor do chocolate. Você pode omitir o pó de café expresso, mas ainda assim deseja adicionar água fervente.

E para a cobertura de creme de manteiga de chocolate, usaremos:

  • Manteiga sem sal: Isso lhe dará um belo sabor amanteigado em sua cobertura de creme de manteiga. Eu recomendo ficar com manteiga sem sal para a cobertura também.
  • Açúcar em pó: Também conhecido como açúcar de confeiteiro ou açúcar de confeiteiro, isso ajuda a adoçar a cobertura e torná-la mais espessa, para que você possa congelar suas decorações de bolo e cachimbo.
  • Cacau em pó sem açúcar: Para adicionar um pouco de sabor de chocolate à cobertura.
  • Creme de chicoteamento pesado e extrato de baunilha: O creme de chicoteamento pesado ajuda a afinar um pouco a cobertura de geada, facilitando a propagação e a tubulação. Se você não tem chantilly pesado na mão, pode usar leite. Você também usará um pouco de extrato de baunilha extra na cobertura.

Como fazer um bolo de chocolate a partir do zero

Depois de reunir seus ingredientes, é hora de preparar sua massa de bolo! Aqui está uma descrição simples de como fazer as camadas do bolo de chocolate:

  • Unte e forre suas formas de bolo com papel manteiga: Isso tornará muito mais fácil remover as camadas de bolo da panela, confie em mim!
  • Peneire os ingredientes secos juntos: Isso ajudará a garantir que tudo esteja bem combinado e a remover quaisquer pedaços de cacau em pó.
  • Bata os açúcares: Normalmente, adiciono açúcar junto com os ingredientes úmidos, mas prefiro misturar o açúcar mascavo e granular junto com os ingredientes secos deste bolo.
  • Adicione os ingredientes molhados (exceto a água fervente): Depois que os ingredientes e açúcares secos forem misturados, você misturará seu soro de leite coalhado, óleo, ovos e extrato de baunilha. A massa será muito grossa, como na figura à direita, semelhante a uma massa de brownie com cobertura de chocolate.
  • Misture a água fervente e o pó de café expresso: Na última etapa, misture água fervente e pó de café expresso e misture-o à massa. A massa será muito fina neste momento, está tudo bem!
  • Despeje a massa em suas formas de bolo: Quando a massa estiver pronta, você a dividirá igualmente entre as formas de seu bolo.
  • Asse as camadas de bolo: O tempo de cozimento varia de acordo com as panelas que você usa. Para esta receita, prefiro usar três bandejas de 8 polegadas, que levam cerca de 30 minutos. Duas bandejas de bolo de 9 polegadas levarão a mesma quantidade de tempo.
  • Deixar arrefecer: Você deseja deixar as camadas do bolo esfriarem completamente antes de adicionar a cobertura.

Enquanto as camadas do bolo estão esfriando, você prepara sua cobertura. Para este bolo, usei minha cobertura de creme de manteiga de chocolate. Se você nunca fez isso antes, eu tenho um tutorial completo sobre como fazer cobertura de chocolate aqui. Aqui está o que você precisa fazer para preparar a cobertura:

  • Bata a manteiga até ficar homogêneo: Isso ajudará a garantir uma cobertura mais cremosa e suave!
  • Misture o açúcar em pó: Eu recomendo misturar o açúcar em pó 1 xícara por vez para garantir que esteja totalmente incorporado.
  • Misture o cacau em pó: Peneire o cacau em pó primeiro para remover qualquer caroço e, em seguida, misture-o. Ajuda a parar e raspar as laterais da tigela neste momento e misture novamente.
  • Adicione o creme de leite fresco, a baunilha e o sal: Eu apenas misturo tudo isso de uma vez. Sinta-se livre para parar e raspar sua tigela novamente, se necessário, para garantir que tudo esteja totalmente combinado.

Um bolo de chocolate decorado com cobertura de chocolate em um suporte de bolo.

Como congelar o bolo

Quando a cobertura estiver pronta e as camadas do bolo esfriarem, você poderá montar o bolo. Deseja facilitar um pouco o processo de congelamento? Congele as camadas do bolo por 30 minutos a 1 hora antes de congelar o bolo. Isso tornará as camadas mais firmes e será mais fácil espalhar a cobertura sobre elas. Aqui está como eu prefiro congelar este bolo:

  1. Nivele suas camadas de bolo: Eu gosto de usar um nivelador de bolo para isso, mas você pode usar uma faca para cortar as partes superiores e nivelar as camadas.
  2. Coloque uma das camadas do bolo em um suporte ou em um prato grande: Gosto de colocar uma prancha de papelão para baixo primeiro, caso precise transferir o bolo para outro lugar, mas isso é totalmente opcional.
  3. Adicione a cobertura e repita com as outras camadas: Espalhe um pouco da cobertura por cima, adicione outra camada, espalhe mais cobertura por cima e adicione a camada final do bolo.
  4. Adicione o casaco de migalhas: Isto é completamente opcional! Uma camada de migalhas é essencialmente uma camada de glacê em torno do seu bolo, que captura todas as migalhas para que elas não acabem na sua camada final de glacê. Daí o nome, casaco de migalhas. Eu gosto de aplicar apenas uma fina camada de cobertura ao redor do bolo para pegar as migalhas.
  5. Geada na parte superior e nas laterais do seu bolo: Depois de adicionar a camada de migalhas, use o restante da cobertura para cobrir a parte superior e as laterais do bolo. Sinta-se livre para canalizar alguns desenhos também por cima ou por baixo do bolo!

Simples, certo? Você não precisa ter nada demais para congelar este bolo, acho que apenas uma espátula em ângulo é tudo que você realmente precisa!

Como assar em panelas de tamanho diferente

Para fazer um bolo de chocolate com três camadas, usei três formas redondas de 20 cm. Se você não tem esse tamanho de panela ou deseja usar um tamanho diferente, veja como você precisa ajustar a receita e o tempo de cozimento.

  • Bandejas de bolo de 9 polegadas: Divida a massa uniformemente entre duas formas de 9 polegadas e asse a 177 ° C por 28-32 minutos. Minha receita de cobertura de chocolate é suficiente para congelar levemente um bolo de duas camadas, mas se você preferir mais cobertura, sugiro multiplicar essa receita por 1,5 para uma camada mais grossa.
  • Pan 9 × 13: Despeje a massa em uma panela 9 × 13 e leve ao forno a 177 ° C por 35-40 minutos. Use apenas um lote da minha cobertura de chocolate vinculada acima.
  • Bolos de copo: Linha panelas de cupcake ou muffin com 32 forros de cupcake. Distribua uniformemente a massa entre todos os forros. Asse em forno a 177 ° C por 17-20 minutos. Quer fazer menos cupcakes? Você pode usar minha receita de cupcake de chocolate aqui para fazer apenas 16 cupcakes.

Diferentes opções de geada

Como este é um bolo de chocolate, fui com uma cobertura de creme de manteiga de chocolate. Se você quiser tentar outra coisa, aqui estão algumas outras opções:

Um único pedaço de bolo de chocolate em camadas em um prato com uma mordida.

Como armazenar e congelar este bolo

Você pode armazenar este bolo em um recipiente hermético à temperatura ambiente ou na geladeira por até 4 dias. Se você quiser manter este bolo fresco por mais tempo, recomendo armazená-lo na geladeira. Lembre-se de que, se você guardá-lo na geladeira, pode organizá-lo com antecedência para que ele atinja a temperatura ambiente antes de servir.

As camadas e a cobertura do bolo congelarão bem por até 3 meses. Descongele as camadas do bolo e a cobertura durante a noite na geladeira, leve a cobertura à temperatura ambiente e misture bem antes de cobrir as camadas do bolo. Você também pode congelar o bolo fosco por até 3 meses, descongelar durante a noite na geladeira e levar à temperatura ambiente antes de servir.

Dicas de cozimento

  • Pulverize suas panelas com spray antiaderente e forre-as com papel vegetal para facilitar a remoção dos bolos das panelas.
  • Eu prefiro nivelar e congelar minhas camadas de bolo por cerca de 1 hora antes de cobrir o bolo. Isso fará com que a camada de migalhas seque rapidamente e torne as camadas mais firmes, por isso é muito mais fácil congelar o bolo.
  • Para obter fatias de bolo limpas, coloque o bolo na geladeira por 30 minutos a 1 hora depois de congelá-lo.
Um único pedaço de um bolo de chocolate em camadas sendo removido, mostrando as diferentes camadas.

Impressão PIN

Bolo de chocolate

Uma receita e um tutorial sobre como fazer meu bolo de chocolate favorito com uma simples cobertura de creme de manteiga caseira. Esta receita é fácil de fazer e fica perfeita todas as vezes!

Tempo total 1 1 hora 30 minutos

Ingredientes

Para a cobertura de creme de manteiga de chocolate:

Instruções

Para fazer o bolo de chocolate:

  • Pré-aqueça o forno a 177 ° C (350 ° F). Pulverize três bandejas de bolo de 20 cm com spray antiaderente e forre o fundo de cada panela com papel manteiga. Deixou de lado.

  • Em uma tigela grande, peneire a farinha, o cacau em pó, o fermento, o bicarbonato e o sal. Misture o açúcar granulado e o açúcar mascavo até ficar bem combinado. Em seguida, adicione o óleo, o soro de leite coalhado, os ovos e o extrato de baunilha e misture até misturar bem.

  • Adicione o pó de café expresso instantâneo ao copo de água fervente e misture até dissolver completamente. Adicione à tigela e misture até que tudo esteja apenas combinado. A massa será fina.

  • Distribua uniformemente a massa entre as três formas de bolo. Asse a 350 ° F (177 ° C) por 28 a 30 minutos ou até que um palito inserido no centro dos bolos saia limpo e as tampas retornem quando levemente tocadas.

  • Retire do forno e transfira para uma gradinha para esfriar completamente.

Para fazer a cobertura de chocolate:

  • Na tigela de uma batedeira equipada com o acessório de remo, ou em uma tigela grande usando uma batedeira, bata a manteiga em velocidade média por 1-2 minutos ou até ficar homogênea.

  • Adicione o açúcar em pó um copo de cada vez, certificando-se de que mistura bem após cada adição. Raspe as laterais da tigela, adicione o cacau em pó e misture até ficar totalmente combinado.

  • Adicione o creme de leite fresco, o extrato de baunilha e o sal e misture em velocidade média até ficar totalmente combinado, certificando-se de raspar as laterais da tigela, conforme necessário.

Para montar o bolo:

  • Nivele as partes superiores de cada bolo com uma faca ou nivelador de bolo. Coloque um dos bolos em um suporte de bolo, cubra com uma camada de glacê e alise-o em uma camada uniforme. Repita com a segunda camada de bolo. Coloque a terceira camada de bolo por cima e use a cobertura restante para cobrir a parte superior e as laterais do bolo.

Notas

Guarde o bolo restante em um recipiente hermético na geladeira por até quatro dias. Para antecipar: Cubra as camadas de bolo firmemente e guarde na geladeira ou em temperatura ambiente por até dois dias. A geada pode ser preparada com 2-3 dias de antecedência, cubra bem e guarde na geladeira. Deixe o glacê atingir a temperatura ambiente, misture bem o glacê e glace o bolo. Instruções de congelamento: As camadas do bolo congelarão bem por até 3 meses. Descongele durante a noite na geladeira. A cobertura também irá congelar por até 3 meses, descongelar durante a noite na geladeira, levar à temperatura ambiente e misturar bem antes da cobertura do bolo. Você também pode fatiar o bolo quando estiver coberto de glacê, armazenar as fatias em um recipiente hermético ou em um freezer e congelar por até 3 meses. Descongele durante a noite na geladeira e leve à temperatura ambiente antes de servir. Espresso em pó: Se você não tiver pó de café expresso, você pode omiti-lo e usar a água fervente ou usar 1 xícara de café quente forte no lugar da água e do pó de café expresso. Soro de leite coalhado: Se você não tiver leitelho, use meu substituto caseiro. Para assar em formas de 9 polegadas: Divida a massa uniformemente entre duas formas de 9 polegadas e asse a 177 ° C por 28-32 minutos. Minha receita de cobertura de chocolate é suficiente para cobrir levemente um bolo de duas camadas. Se você preferir mais glacê, sugiro multiplicar a receita do creme de manteiga por 1,5. Para assar em uma panela 9×13: Despeje a massa em uma panela 9×13 e asse a 350 ° F (177 ° C) por 35-40 minutos. Use apenas um lote da minha cobertura de chocolate. Para fazer cupcakes: Use minha receita caseira de cupcake de chocolate aqui.
Etiquetas

Publicaciones relacionadas

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Botón volver arriba
Cerrar
Cerrar